O Arco e a Flecha

OS ARCOS

Na Federação Mineira de Arco e Flecha são utilizados dois tipos de arco, o composto e o recurvo. O arco composto não pode ser utilizado nos jogos olímpicos, nem nos pan-americanos.

O arco composto possui um sistema de roldanas que permite manter o arco tensionado, por mais tempo para efetuar a mira e o disparo.

 

No entanto, o arco recurvo é utilizado em todas as competições da Federação Internacional de Tiro com Arco, o que exige do arqueiro uma coordenação harmoniosa entre suas ações para um tiro eficiente.

A FLECHA

A flecha é o projétil em forma de haste que é disparado com o arco.

 Uma flecha consiste de uma haste longa e fina, com seção circular, feita originalmente de madeira e agora também de alumínio, fibra de vidro ou de carbono. Ela é afiada na ponta ou armada com uma ponta separada na extremidade, dispondo na outra de um engaste (nock) para fixação na corda do arco. Pontas de flecha são disponibilizadas em uma variedade de tipos, adequando-se ao uso que será feito da flecha, seja desportivo, caça ou militar. Próximo à extremidade posterior da flecha são colocadas superfícies de estabilização que constituem a empenagem da flecha, a fim de ajudarem na estabilização da trajetória de voo. Geralmente em número de três, as penas são dispostas ao redor da haste formando um ângulo de 120º entre si. Nas flechas modernas as penas são fabricadas em plástico e afixadas com cola especial.

Conforme a flecha voa em direção ao alvo, sua haste irá entortar-se e flexionar de um lado para o outro, lembrando um peixe debatendo-se fora da água e caracterizando um fenômeno conhecido como paradoxo do arqueiro.

O equipamento, espécie de coldre ou estojo, usado para carregar as flechas usadas pelos arqueiros desde a mais remota antiguidade é chamado de aljava ou em inglês, quiver.

Funcionamento da escola de tiro com arco:
  • Sábado, Domingo: Aulas para iniciantes 7h30 às 12h

  • Terça e Quinta: 7h30 às 12h (treino com técnico)

Calendário

Conheça o calendário de eventos, competições e apresentações da FMAF.

Galeria de fotos da FMAF

Compartilhe:

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem. Responderemos seu contato o mais breve.

plus2.me