top of page

no brasil

O Tiro com Arco no Brasil teve uma longa história até a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em 1991.

historia_no brasil 1.png

Apesar do uso indígena desde tempos remotos para a caça e guerra, o Tiro com Arco como esporte só chegou de fato ao país em 1950 pelas mãos do idealista Sr. Adolpho Porta e o marceneiro Arlindo, através de um encontro em Lisboa, Portugal. A partir de vários outros encontros e conversas com o Fluminense Futebol Clube. 5 anos depois foi realizada a primeira prova que O Globo intitulou de Flecha de Prata e foi patrocinada pelo Clube de Tiro e Diário de Notícias.

​

Desde os anos 50, quando Adolpho Porta criou as primeiras associações no Rio de Janeiro, o tiro com arco rompeu as barreiras estaduais e chegou a Minas Gerais e São Paulo, onde outros abnegados trabalharam incansavelmente e fundaram as federações de seuas estados.

historia_no brasil 2.png

Em 1958 foi fundada, no Rio de Janeiro, a Federação Metropolitana de Arco e Flecha, e na década de 70 foi iniciada uma importante etapa para o esporte. O tiro com arco brasileiro foi reconhecido em âmbito internacional. Nesta época ligada à CBF – Confederação Brasileira de Futebol – que possuía um departamento que atendia a alguns esportes, incluindo o Tiro com Arco.

historia_no brasil 3.png

Dessa forma, o Brasil promoveu, entre outros, o Primeiro Torneio Internacional, com a participação da Argentina, Uruguai e Brasil. Finalmente, em 1972, o país conseguiu se filiar à FITA. A partir desse momento o esporte obteve diversas conquistas.

​

FEDERAÇÃO MINEIRA DE ARCO E FLECHA

Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Blogger ícone social
  • icone_picasa1
  • YouTube
  • Twitter

Secretaria

Somente WhatsApp: +55 31 9791-0361

e-mail: secretaria.fmaf@gmail.com

(*) Horário de Atendimento: 

Terça a Quinta-feira: 08:00-12:00 e 15:00-18:00

Sexta-feira: 08:00-12:00

​

​

Centro de Treinamento Caiçara

Rua Francisco de Paula Ferreira (em frente ao nr 3)

​

Centro de Treinamento Lagoa Santa

Rua Santos Dumont - Lindolfo do C Viana

​

​

bottom of page